Notícias

Saque-aniversário vai acabar? Entenda a nova proposta para o FGTS

Saque-aniversário vai acabar? Entenda a nova proposta para o FGTS

22/03/2024
Fonte: Ache Concursos

A nova proposta do Governo para o saque-aniversário do FGTS deve ser conhecida em breve. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a proposta que acaba com o saque-aniversário deve ser encaminhada ao Congresso ainda neste mês.

Criada no governo anterior, a modalidade de saque do Fundo de Garantia no mês de aniversário do trabalhador está na mira do governo de Lula desde o início do novo mandato. As discussões iniciaram ainda em 2023, mas o projeto só será enviado agora.

O saque-aniversário permite ao trabalhador retirar parte do saldo de seu FGTS uma vez por ano, no mês de seu aniversário. No entanto, caso seja demitido, o trabalhador não consegue fazer o saque total do FGTS.

Fim do saque-aniversário
O saque-aniversário existe desde 2020 e, segundo o ministro, essa prática estaria impactando negativamente o Fundo, reduzindo-o em cerca de R$ 100 bilhões anualmente.

A nova proposta deve acabar com o saque-aniversário e instituir um novo modelo que permite usar o FGTS como garantia de empréstimo consignado.

"Isso está em construção no governo. Nós devemos, a depender de mim, no mês de março, oferecer ao Congresso Nacional em projeto de lei. Se depender de mim nós temos aí duas semanas para estar pronto para o presidente Lula poder assinar", disse Marinho.

Trabalhadores querem liberdade para usar o FGTS
Na mesma oportunidade, o ministro Luiz Marinho afirmou que os trabalhadores estavam insatisfeitos com o saque-aniversário, já que não conseguem mais sacar o valor integral do Fundo de Garantia quando são demitidos.

"Se a gente não acabar com o saque-aniversário, a gente não resolve o problema desses trabalhadores, que necessitam, desejam daquele recurso", informou o ministro.

Confira a matéria completa no nosso site!

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Clique em "ok" para permitir cookies.