Saúde vai redistribuir vacinas contra dengue a cidades em estado de emergência

Fonte: RBA

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou nesta quarta-feira (20) que vai redistribuir as doses da vacina contra a dengue ainda não utilizadas. O objetivo é aumentar o número de pessoas beneficiadas, além de evitar o vencimento dos imunizantes. Terão prioridade os municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença. “Há uma demanda por mais vacinas, e, ao mesmo tempo, os responsáveis por crianças e adolescentes não estão as levando para vacinar”, alertou.

Das 27 unidades da federação, 11 (AC, MG, DF, GO, ES, RJ, SC, AP, SP, RS e PR) já decretaram estado de emergência. Entre os municípios, 350 seguiram o mesmo caminho, incluindo a capital paulista. No entanto, do primeiro lote de 1,2 milhão de vacinas distribuídas no país, somente 465 mil foram aplicadas.

“Vamos fazer a redistribuição das doses que não foram aplicadas e que estão nos municípios. Vamos fazer um ranqueamento dos municípios que estão em situação de emergência por dengue”, disse Nísia, durante entrevista coletiva. O ministério vai divulgar os detalhes da redistribuição nos próximos dias. Ela destacou ainda que o restante das 6 milhões de doses que o governo federal já adquiriu deve chegar em breve ao país.

Apesar da baixa aplicação até o momento, a pasta descartou, ao menos por enquanto, ampliar a faixa etária da vacinação. Atualmente, o público-alvo da vacina são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a ampliação da faixa etária demandaria análises técnicas, o que atrasaria a redistribuição.

R$ 300 milhões em medicamentos
Ao mesmo tempo, a ministra anunciou repasse de R$ 300 milhões a estados e municípios para a compra de soro e demais medicamentos necessários no manejo clínico da doença. A Pasta publicou hoje a portaria autorizando a liberação dos recursos.

“Um tema muito importante são os medicamentos para dengue. Soro e outros medicamentos que são utilizados para salvar vidas. Através da abordagem clínica, o objetivo é evitar os casos graves e tratá-los da maneira adequada”, disse Nísia.