Luiz Antonio Ferreira

NEGOCIAÇÕES DO DISSÍDIO COLETIVO 2020/2021: O DESAFIO É MANTER OS DIREITOS CONQUISTADOS E PRINCIPALMENTE OS EMPREGOS

Luiz Antonio Ferreira

Não é novidade a crise gerada na economia mundial, dada essa Pandemia do novo Coronavírus, Covid-19, que paralisou as atividades produtivas em todos os segmentos, inclusive o nosso, além da redução da jornada e do salário. E sabemos que tudo só vai normalizar quando tivermos um controle da situação da nossa Saúde Pública, por meio da vacinação em massa, prometida a partir de dezembro.

No segmento de Refeição Coletiva somente nos Hospitais e Presídios se mantiveram o volume de refeições preparadas. Nos demais segmentos tivemos impactos, pois com o afastamento de funcionários, suspensão de contratos, redução de jornada, e o crescimento da atividade de home Office (funcionários trabalhando de casa), reduziu consideravelmente o número de refeições servidas, o que impactou diretamente na nossa categoria.

Já no segmento de Refeição Escolar, a situação se agravou mais ainda com a suspensão das aulas desde o mês de março, e ainda estamos no impasse sobre o retorno neste ano, muito provável que só volte no próximo ano. Milhares de trabalhadores ficaram desempregados, e denunciamos as irregularidades das empresas na Imprensa, e virou notícia na Rede Globo, e na Bandeirantes, por exemplo. Também notificamos as empresas e denunciamos no Ministério Público do Trabalho.

E por esses fatores, a negociação salarial desse ano será uma das mais difíceis desde a fundação de nossa categoria, mas estamos tratando com os Sindicatos Patronais, o SINDERC SP e SINDIMERENDA, para chegarmos num consenso favorável para a manutenção das conquistas economias e sociais, mas principalmente, a manutenção dos empregos.

Manteremos todos informados sobre o andamento das negociações. E aproveitamos para informar que o atendimento ao trabalhador na nossa Sede Social já está acontecendo em período integral, das 8h30 às 17h30, com o agendamento prévio, para evitar aglomerações. Ligue e marque o horário.

Vamos vencer essa etapa, conte com o seu Sindicato.

Diretor Presidente