Notícias

84 Milhões De Brasileiros Possuem Saldo Devedor No Cartão De Crédito

84 Milhões De Brasileiros Possuem Saldo Devedor No Cartão De Crédito

31/05/2023
Fonte: Jornal Contábil

O número de brasileiros com saldo devedor no cartão de crédito registrou um aumento de 31% em um período de três anos, alcançando 84 milhões de pessoas em junho de 2022.

Em comparação, no mesmo mês de 2019, havia 64 milhões de brasileiros com saldo negativo no cartão de crédito.

O saldo devedor é composto por valores acumulados pelos clientes devido a compras parceladas ou não, que ainda não foram pagas e podem incorrer em juros.

Em relação à distribuição dos clientes com saldo devedor em cartões de crédito, os dados revelam que 54% deles possuíam saldo devedor em apenas uma instituição financeira.

Além disso, 25% dos clientes tinham saldo devedor em duas instituições diferentes, enquanto 20% apresentavam saldo devedor em três ou mais instituições financeiras.

Essas informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (29), após a análise do uso de cartões de crédito no Brasil.

Juro do rotativo do cartão de crédito beira os 450%, o maior em seis anos

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu de 433,3% ao ano, em março, para 447,5% ao ano em abril, informou nesta terça-feira (30) o Banco Central.

Segundo a instituição, esse é o maior patamar em seis anos. Em março de 2017, a taxa estava em 490% ao ano, acima da atual.

O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento.

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Clique em "ok" para permitir cookies.