Butantan suspende envase da CoronaVac pela segunda vez por falta de insumo da vacina

07/05/2021
Fonte: G1

Dimas Covas, diretor do instituto, atribuiu o problema à "falta de alinhamento" do governo federal, quem vem fazendo críticas a China. Laboratório de país asiático é o fornecedor do insumo.

O Butantan suspendeu nesta quinta-feira (6) o envase da vacina CoronaVac por conta da falta de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima do imunizante. É a segunda vez que o procedimento é paralisado por conta de atrasos no recebimento.

O Instituto é parceiro da Sinovac, e responsável pela etapa final de produção da vacina, que consiste em envase, rotulagem e testes de qualidade.

Os atrasos e recorrentes adiamentos de prazo são vistos pelo instituto como uma consequência das declarações feitas pelo governo federal à China, fornecedor do insumo.

Na manhã desta quinta (6), o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que houve uma redução na previsão de recebimento de matéria-prima da vacina e atribuiu o problema à "falta de alinhamento" do governo federal."O insumo da principal vacina que vai no braço dos brasileiros vem da China". Segundo Dimas, foi provocado um mal-estar "por sucessivas declarações desastrosas do ministro da economia, Paulo Guedes, e agora do presidente da república, Jair Bolsonaro".

Nesta quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro insinuou, sem mencionar a China, que o novo coronavírus pode ter nascido "em laboratório". Em seguida, questionou se "não estamos enfrentando uma nova guerra."

"É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês", disse o presidente.