Notícias

Entenda o que são e como denunciar focos de dengue na cidade de SP

Entenda o que são e como denunciar focos de dengue na cidade de SP

31/01/2024
Fonte: g1

Com a epidemia atual de dengue, doença provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti, a cidade de São Paulo registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 861 casos confirmados, o dobro que no mesmo período de 2023. É o pior começo de ano desde 2016:
Como a vacina da dengue ainda é de acesso limitado, e apenas 11 cidades paulistas vão receber doses para públicos-alvo específicos, especialistas dizem que a conter a proliferação do mosquito ainda é a melhor forma de prevenir contra a doença.
Em São Paulo, a população pode denunciar possíveis focos de água parada à Prefeitura de São Paulo por meio do Disque 156. Veja abaixo as perguntas e respostas e o passo a passo para solicitar o serviço.


O que pode ser um foco de dengue?

Segundo a Prefeitura de São Paulo, qualquer local com água limpa e parada acumulada pode ser um potencial foco por meio do qual o mosquito consegue deixar ovos e se reproduzir. Os locais mais comuns são caixas d`água, pneus, vasos de plantas, lajes e marquises.
No entanto, é preciso ficar atento a outros locais, porque qualquer pequeno depósito de água é suficiente para a fêmea do mosquito Aedes aegypti colocar seus ovos. Isso inclui lonas de cobertura, recipientes de água para animais de estimação, partes ocas de árvores, sifões de pias, piscinas e até pequenos lagos e aquários, já que nem todo peixe se alimenta de larvas do mosquito.

Que informações é preciso reunir para denunciar?

Para notificar a prefeitura sobre um local com possível foco de dengue, é preciso informar o endereço do imóvel, o tipo de imóvel e o tipo de criadouro observado, por exemplo, se são depósitos naturais ou artificiais de água.

Quando acionar a Prefeitura?

Sempre que houver áreas públicas com potenciais focos de dengue. A prefeitura diz que "não adota medidas de controle em áreas particulares" que os proprietários desses imóveis "são responsáveis por manter condições sanitárias que dificultem a presença de animais que podem causar doenças".

Como fazer a denúncia?

O Disque 156 recebe denúncias de forma presencial, pela internet, por telefone ou pelo WhatsApp:

Denúncia presencial:

Denúncia por telefone:

  • É feita ligando para o número 156.

 

Denúncia pela internet:

  • O Portal 156 fica no site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal
  • É preciso preencher um formulário com as informações solicitadas.
  • Um protocolo é gerado para o cidadão acompanhar o andamento da solicitação.

 

Denúncia pelo WhatsApp:

  • Desde outubro de 2023, a Prefeitura de São Paulo mantém um Chatbot para receber denúncias pelo WhatsApp, no telefone (11) 3230-5156.
  • É preciso enviar uma mensagem inicial para o número acima para receber a resposta automática.
  • Depois, digite 4 e envie para escolher a opção “Solicite mais serviços digitais aqui”.
  • A seguir, digite 8 e envie para escolher a opção “Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada”.
  • Em seguida, siga as instruções do chat.

 

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Clique em "ok" para permitir cookies.