Inverno de 2023 é o mais quente da história na cidade de SP, diz Inmet

22/09/2023
Fonte: G1

O inverno de 2023 da cidade de São Paulo acaba nesta sexta-feira (22), mas já entrou para a história: é o mais quente da capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o instituto, a média das temperaturas máximas ficou em 29,5°C contando todas as tardes da estação até esta quinta-feira (20). Em geral, a média das temperaturas máximas no inverno é de 23,6°C (1961 a 2019).

Em 2022, a média das máximas ficou em 24,7°C.

O dia mais quente deste ano foi o último domingo, quando os termômetros marcaram 33,9°C.

Esta quarta, no entanto, não esquentou como o previsto pela meteorologia: a máxima, que poderia ter chegado a 34ºC, não chegou aos 32ºC.

Esta sexta (22) será a última tarde deste inverno. A primavera terá início na madrugada do sábado (23).

Nesta sexta, o dia amanhece com 18°C, em média, e, durante o dia, os termômetros devem chegar até os 35°C: uma diferença de 17 graus.

Não há previsão de chuva, e a umidade do ar deve ficar baixa. No sábado, a previsão é de máxima de 36°C e, no domingo, a capital pode registrar a maior temperatura da história: 38°C.

Calor por todo o estado

Outras cidades do estado também podem bater recorde de temperatura máxima, como é o caso de Araçatuba, que em 12 de setembro registrou 37,4ºC, pode chegar aos 41ºC. Já no dia 13 de setembro, Bauru registrou média de 36,9ºC e nesta semana a temperatura deve chegar aos 40ºC. Presidente Prudente, também registrou no último dia 13, 36,9ºC, sendo que ainda nesta semana, os termômetros devem chegaram na casa dos 41ºC.