Metroviários de São Paulo fazem greve nesta quinta-feira

23/03/2023
Fonte: RBA

Sindicato da categoria reivindica abono e contratações. Empresa não fez proposta

São Paulo – Metroviários de São Paulo fazem greve a partir da zero hora de quinta-feira (23). A decisão foi tomada em assembleia após audiência judicial.

A greve estava prevista para a última quarta-feira (15) e foi adiada para amanhã, à espera da conciliação judicial e de uma possível proposta do Metrô. O sindicato reivindica abono e contratação de pessoal. A entidade também se mobiliza contra projeto de privatização do novo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, havia proposto uma “cláusula de paz” ao Sindicato dos Metroviários e à Companhia do Metropolitano (Metrô) para evitar greve no transporte coletivo. A novidade é que o Judiciário rejeitou liminar pedida pela empresa, para fixar efetivo mínimo em caso de greve, e considerou viável a liberação de catracas proposta pelos sindicalistas. Não se sabe se a medida será adotada.

Segundo a relatora, Elaine Aparecida da Silva Pedro, o método (das catracas) “não diminui a oferta dos serviços de transporte à comunidade, afastando-a de prejuízo danoso”. No entendimento da juíza, greve é “incômodo e sacudimento”, caso contrário não atingiria qualquer objetivo. Mas ela destacou a necessidade de garantir, com segurança, o atendimento ao público.

Dessa forma, mais tarde, em tentativa de conciliação pré-processual, o juiz auxiliar da Vice-presidência Judicial do TRT, Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho, propôs a trégua. Ele recomendou que as negociações fossem retomadas, sem punições. Além disso, o sindicato deve apresentar “uma pauta ampla” relativa à data-base (1º de maio). O Metrô, por sua vez, deve estabelecer calendário de reuniões em 30 dias após receber a pauta.