Notícias

Prefeitura de SP deve começar a vacinar contra a dengue nesta quinta

Prefeitura de SP deve começar a vacinar contra a dengue nesta quinta

03/04/2024
Fonte: G1

A Prefeitura de São Paulo prevê começar a aplicar a vacina contra a dengue a partir desta quinta-feira (2). Itaquera, na Zona Leste, e Vila Jaguara, na Oeste, serão as primeiras regiões a ser contempladas. A imunização está prevista para ocorrer em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Itaquera foi selecionada por concentrar o maior número de casos absolutos da doença na capital, e a Vila Jaguara, por ser o bairro com a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.

As doses serão destinadas à população entre 10 e 14 anos, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A pasta, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vai orientar os pais e responsáveis que dirijam-se com as crianças para as UBSs de referência para a vacinação.

Em nota, a Secretaria estadual da Saúde informou que, por determinação do Ministério da Saúde, 7.940 doses da vacina contra dengue, disponibilizadas pelos 11 municípios da região do Alto do Tietê e que vencerão em 30 de abril, serão remanejadas para a capital paulista nesta quarta-feira (3). "Após o repasse dessas doses, a aplicação do imunizante seguirá o calendário e estratégia do próprio município", diz o comunicado.

"Além disso, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo aguarda do Ministério da Saúde a definição da data em que as 266.281 novas doses do imunizante devem ser enviadas para distribuição a 50 municípios, conforme anunciado pelo órgão federal na semana passada."

 

Mais de 100 mil casos

A cidade de São Paulo atingiu o total de 33 mortes por dengue neste ano, segundo o último dados divulgados no último boletim de arboviroses da gestão municipal, publicado nesta segunda-feira (1º).

De acordo com o painel de monitoramento da doença - atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde - os casos ultrapassam os 105 mil na cidade, número que equivale a 27,2% de total de casos do estado.

Ainda segundo o boletim da prefeitura, 76 bairros estão em epidemia da doença. No sábado (30), esse número era de 67.

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Clique em "ok" para permitir cookies.