Notícias

SP: Apenas 24% das escolas estaduais estão aptas para aulas presenciais

SP: Apenas 24% das escolas estaduais estão aptas para aulas presenciais

15/10/2021
Fonte: CNN

Distanciamento mínimo de 1 metro entre alunos é principal causa de problema para os colégios

Apesar do anúncio do retorno obrigatório à sala de aula nas escolas estaduais de São Paulo a partir do dia 18 de outubro, informado pelo governo na quarta-feira (13), apenas 24% dos colégios estão aptos para voltarem seguindo os protocolos exigidos no momento.

A informação foi confirmada pela secretaria estadual de Educação de São Paulo à CNN: apenas 1.231 escolas dentre 5.130 da rede pública estadual poderão voltar cumprindo todas as exigências.

A pasta ressalta, porém, que a derrubada da necessidade do distanciamento mínimo de 1 metro, principal desafio para as escolas, já está prevista para o dia 3 de novembro. Com isso, 100% das instituições estarão aptas às aulas presenciais.

Os demais protocolos, como uso de máscara e álcool em gel, não têm previsão de serem abortados no futuro próximo.

Em posicionamento concedido à CNN, a secretaria da Educação afirma que, apesar das limitações das escolas, na prática, se mantém o sistema híbrido e de rodízio que estava sendo adotado até agora em algumas escolas.

A diferença é que agora, no dia determinado para ir, o aluno não pode optar por não ir e manter o ensino remoto. Ele tem que ir, com exceção dos alunos com atestado de comorbidade, informou a pasta.

Seguirá assim até novembro, quando não será mais necessário o distanciamento. Então, todas as escolas poderão receber todos os alunos, argumentou a secretaria.

Outras exigências anunciadas pelo governo incluem a aferição de temperatura antes da entrada na escola – pessoas com registros acima de 37,5ºC não devem permanecer na escola – e arejamento da sala de aula.

Além disso, crianças e jovens sintomáticos não devem ir ao colégio e, caso haja confirmações de Covid-19, deve-se notificar a UBS local, registrar o caso no sistema de monitoramento estadual e monitorar a evolução da doença.

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site. Clique em "ok" para permitir cookies.